Olá, seja bem-vindo!

Este espaço exclusivo para você CLIENTE UNIMED

Dúvidas?
Acesse nosso SAC


GOVERNANÇA

Desde que iniciou suas atividades, há mais de 45 anos, a Unimed Uberlândia demonstra em pratica o compromisso de conduzir seus negócios de forma ética e transparente.

Constantemente vem profissionalizando sua gestão e melhorando sua estrutura de governança com o proposito de agregar valor a todos os stakeholders. A Unimed Uberlândia é uma cooperativa de trabalho de propriedade de seus médicos associados (cooperados), que atuam como donos e direcionadores de politicas e também como frente de trabalho.

Suas decisões são tomadas em consenso durante a Assembleia Geral Ordinária, instancia máxima de decisão da empresa, que elege entre seus pares o Conselho de Administração, o Conselho Consultivo e o Conselho de Fiscal por meio de voto direto, secreto e igualitário. Além destes órgãos, existe o Comitê de Ética Médica e Cooperativismo que é nomeado pelo Conselho de Administração e o Comitê de Especialidades Médicas eleito pelos sócios (cooperados) da especialidade para assessoramento do Conselho de Administração para assuntos de natureza técnica. O Conselho de Administração possui cinco diretores executivos e é renovado a cada três anos. O Conselho Consultivo possui sete membros e é renovado a cada três anos, sendo eleito conjuntamente com o Conselho de Administração. O Conselho Fiscal é composto por seis membros, sendo três efetivos e três suplentes, com renovação anual. O Comitê de Ética Médica e Cooperativismo possui três membros, sendo eleito conjuntamente com o Conselho de Administração e o Comitê de Especialidades Médicas possui um representante de cada especialidade médica.

Os conselhos supervisionam a performance econômico-financeira (Fiscal), organizam a cooperativa (Administração) e deliberam sobre aspectos médicos e éticos da Medicina (Comitês).

As funções executivas são concentradas nos cargos de gestões gerais (Gestão Administrativo Financeira; Gestão de Mercado; Gestão de Provimento em Saúde, Gestão de Recursos Próprios e Gestão de Tecnologia da Informação), que se reportam diretamente às diretorias. Para garantir que não haja conflitos de interesses e assegurar transparência, todos os cooperados possuem o direito de acompanhamento de atas de reuniões, de manifestação e de solicitar informações, sempre que necessário.

A Unimed Uberlândia possui um Estatuto Social, à disposição dos sócios, que prevê as ferramentas de comunicação, obtenção de informações e prestação de contas sobre a gestão. O mesmo vale, no caso de colaboradores, com relação ao Código de Conduta (manual do colaborador), que também estabelece processos de governança e princípios de atuação da cooperativa. A avaliação do desempenho de diretores e conselheiros é feita diretamente pelos sócios nas assembleias gerais, através do voto.

Para assegurar a qualidade das decisões empresariais, existem departamentos de suporte e controle, como as áreas de Controladoria, Núcleo de Informações em Saúde - NIS, Jurídico, além dos Gestores formados pelos executivos de primeiro nível. Os Conselhos Fiscal e Consultivo se reúnem, no mínimo, uma vez ao mês. O Conselho de Administração e a Gestões realizam reuniões semanais de acompanhamento da operação. Outras estruturas relevantes para o monitoramento de riscos, oportunidades e adequação são as áreas técnica (produtos, cálculos atuarial e regulamentação), as diversas áreas comerciais, e as áreas de Atendimento, Processos, Gestão de Pessoas, entre outras.





Av. João Pinheiro, 639 - Centro
CEP: 38400-126 - Uberlândia/MG
Tel: (34) 3239-6900
ATENDIMENTO AO CLIENTE:
0800 940 6900
   
Todos os direitos reservados © 2021 - Unimed Uberlândia