11/03/2020
Cooperativa se prepara para atender a LGPD
Você já ouviu falar em LGPD?
Na Unimed Uberlândia este é um assunto em pauta, estamos nos preparando para garantir um ambiente mais seguro e transparente para todos.
A Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/18), que entrará em vigência a partir de agosto de 2020, exige a regularização de alguns processos internos, treinamento e a criação de uma cultura forte e direcionada para a segurança e proteção de dados dos nossos beneficiários. O alerta é do especialista em Segurança da Informação e Arquitetura de Redes, e CEO na NousSec, Edmo Lopes, em uma palestra realizada ontem (10) e direcionada aos colaboradores.
Edmo explicou, de forma clara e objetiva, que o Brasil se inspirou na legislação da União Europeia para criar a LGPD. A nova Lei estabelece regras sobre a coleta, tratamento, armazenamento, compartilhamento e descarte desses dados gerenciados pelas empresas.
A proteção abrange dados pessoais que identifiquem o titular, desde os mais comuns como por exemplo: nome completo, CPF, RG, e-mail, endereço, até os dados considerados sensíveis pela lei que são aqueles referentes à saúde do indivíduo, religião, orientação sexual e demais tipos de dados.
O objetivo é garantir o sigilo, a inviolabilidade e o direito de as pessoas terem acesso às informações anteriormente fornecidas. Para isto, Nosso Comitê está trançando planos e diretrizes para atender com excelência todos os requisitos da LGPD.