Blog Unimed Uberlândia

Conteúdos de saúde e bem-estar para você

Clínica AMAR

Musicoterapia no desenvolvimento infantil

Ouvir música pode ter mais poder do que se imagina. Alguns segundos com um par de fone de ouvido são capazes de acalmar, trazer de volta uma lembrança distante e promover mudanças comportamentais. A Musicoterapia é um tratamento que utiliza recursos sonoros e musicais dentro de um processo terapêutico.

Diferente da educação musical, a musicoterapia tem como objetivo desenvolver e proporcionar benefícios à saúde aos pacientes. Especialmente daqueles cujo desenvolvimento ou alguns aspectos do seu processo neurológico são diferentes do padrão. Na medicina esses pacientes são denominados pessoas com atrasos globais do desenvolvimento.

Além disso, o efeito relaxante da música pode auxiliar quem sobre com problemas de ansiedade e depressão. Não há contraindicações, pelo contrário, qualquer pessoa pode se beneficiar ao adicionar minutos de música em sua rotina de cuidado mental.

Benefícios da Musicoterapia

De acordo com Sandra Maria Rodrigues Costa, musicoterapeuta da clínica AMAR, a música é favorável para pessoas que apresentam atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor. No tratamento desses pacientes, que podem ter dificuldades de linguagem e interação, as melodias auxiliam a expressar emoções e desenvolver habilidades comunicativas.  

A musicoterapia é benéfica para quem tem autismo e outras questões da concentração. Dentro desse processo de tratamento musicoterapêutico, o indivíduo será estimulado a trabalhar várias questões que poderão contribuir para seu desenvolvimento cognitivo.  

Outro aspecto importante da musicoterapia é que o uso terapêutico dos instrumentos musicais, efeitos sonoros e do canto, colaboram para abertura de canais de comunicação com o paciente. O processo terapêutico é um complemento potencializador de resultados em todo o cuidado que acompanha os pacientes.

Indicações musicais para se cuidar

Weighless (Marconi Union)
Mellomaniac – Chill Out Mix (DJ Shah)
Watermark (Enya)
Strawberry Swing (Coldplay)
Please Don’t Go (Barcelona)
Pure Shores (All Saints)

Musicoterapia na Clínica AMAR

Para oferecer o melhor acolhimento de crianças com atrasos globais do desenvolvimento, a Unimed Uberlândia criou a clínica AMAR- Amparo Acolhimento e Reabilitação. São oferecidos atendimentos de musicoterapia feitos em ambiente apropriado e por um grupo de profissionais especializados para desenvolver a qualidade de vida dos pacientes.

A sala de musicoterapia é equipada com instrumentos musicais como teclado, xilofone, metalofone e instrumentos de percussão. Além disso, o espaço concentra, em um mesmo ambiente, terapias especiais para reabilitação de crianças e jovens de até 17 anos, clientes do plano de saúde. São oferecidos atendimentos de psicoterapia, psicomotricidade, nutrição infantil e terapia ocupacional. Também contam com acompanhamento com fisioterapeuta, fonoaudióloga, assistente social e médicos especialistas em neuropediatria e gastropediatria. 

Sandra Maria Rodrigues Costa – Musicoterapeuta Clínica AMAR

Leia também

Cuidar de você, #cuidaréparaavidatoda

Assine a nossa newsletter para receber
materiais exclusivos e gratuitos Unimed!