Blog Unimed Uberlândia

Conteúdos de saúde e bem-estar para você

Conscientização

Março Lilás: Saúde da Mulher em foco

Neste mês de conscientização do câncer de colo de útero, também chamado de câncer cervical, alertamos sobre a importância da vacina contra o HPV. Nossa oncologista Dra Lara Jeanne destaca que as mulheres precisam manter seus exames ginecológicos periódicos em dia e que a vacina contra o HPV pode prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.

O câncer de colo de útero é o terceiro em maior incidência entre as mulheres. Segundo estimativas no INCA 2022, para cada ano do triênio 2023-2025 são esperados 17.010 novos casos. O Março Lilás é dedicado à prevenção e ao combate da doença, por isso, o mês foi escolhido pois também celebramos o Dia Internacional da Mulher, uma data que remete às conquistas e pautas femininas.

Prevenção do câncer de colo de útero

A principal forma de prevenção, de acordo com a médica, é a vacina contra o HPV, disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, pelo Ministério da Saúde. Dra Lara Jeanne conta que atualmente o câncer de colo de útero é considerado uma doença passível de erradicação. Esta meta faz parte da estratégia global da OMS – Organização Mundial da Saúde, com vacinação contra os tipos de HPV oncogênicos mais prevalentes e o rastreamento e tratamento das lesões precursoras.

O câncer de colo de útero é uma infecção sexualmente transmissível, muito comum no Brasil. Na maioria dos casos, esta infecção causa a doença, porém em alguns levam a mutações celulares que proporcionam a evolução para câncer. O principal fator de risco a infecção crônica por alguns subtipos do vírus HPV (Papilomavírus Humano), os chamados oncogênicos, especialmente o 16 e 18. É importante ter atenção as lesões precursoras que são facilmente identificadas pelo exame de citologia oncótica vaginal, o famoso “exame de Papanicolau”. Pois estas lesões podem evoluir para uma neoplasia, caso não seja tratada, por isso, mulheres devem sempre manter seus exames ginecológicos periódicos em dia.

Mulher, proteja sua saúde!

  • Realize o acompanhamento com sua equipe de saúde regularmente;
  • Faça o exame preventivo, conhecido como Papanicolau.
  • Use preservativo, em todos os tipos de relações sexuais;
  • Evite o uso prolongado de pílulas anticoncepcionais;

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva, em termos de mortalidade no Brasil, em 2020, ocorreram 6.627 óbitos, e a taxa de mortalidade bruta por câncer do colo do útero foi de 6,12 mortes a cada 100 mil mulheres.

Atenção aos sintomas

O câncer de colo de útero nem sempre apresenta sintomas em fase inicial, pois tem desenvolvimento lento. Alguns sinais preocupantes são secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais. Em caso de sangramento vaginal intermitente ou após relações sexuais, é preciso procurar seu ginecologista imediatamente.

Dra. Lara Jeanne Cabral
Oncologista Unimed Uberlândia

Leia também

Cuidar de você, #cuidaréparaavidatoda

Assine a nossa newsletter para receber
materiais exclusivos e gratuitos Unimed!