Blog Unimed Uberlândia

Conteúdos de saúde e bem-estar para você

Conscientização

Cuidado com a pele e o sol

Durante a época do ano mais ensolarada a exposição da pele ao sol requer cuidados intensos. Nesse período, a Terra recebe maior irradiação solar, por isso é comum ouvir comentários como “hoje o sol está mais quente”. Ficar exposto aos raios solares é bom, mas é preciso estar atento aos limites.

O maior órgão do corpo humano, a pele, funciona como regulador de temperatura e proteção física para o corpo. É necessário muito cuidado para mantê-la saudável, como hidratação constante e o uso de filtro. De acordo com a dermatologista, Dra. Vera Marcia de Freitas, os grandes males da exposição ao sol sem critérios são queimaduras, manchas, envelhecimento acelerado e cânceres de pele.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele é o mais comum no Brasil. Nesses casos, o atendimento humanizado que preza pelo conforto no Centro Infusional/Oncologia da Unimed Uberlândia é essencial para os pacientes que lutam contra a doença.

Benefícios do sol para a saúde

Ter contato com sol pode ser um momento com efeitos saudáveis e positivos. A falta de exposição solar pode levar à deficiência de Vitamina D, um componente necessário para muitos processos vitais, como manter o fortalecimento dos ossos através do aumento dos níveis de cálcio. Estar exposto ao sol é a principal forma de produção de vitamina D pelo corpo, pois promove mais benefícios do que a suplementação oral.

Além disso, a produção de serotonina esta relacionada a irradiação solar que o corpo recebe. Essas substancia, como hormônio da felicidade, auxilia na regulação do humor e do sono, na capacidade de adaptar-se diante de situações estressantes, na diminuição de dores e funções cognitivas. 

Cuide de sua pele!

  • Use filtro solar com fator de proteção UVB adequado e uma alta absorção de UVA, mesmo em dias nublados.
  • Aplique o protetor solar até 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplique a cada 2 horas.
  • Use roupas, óculos, chapéus e bonés com proteção segura contra raios UVA e UVB, principalmente em crianças.  
  • Evite exposição ao sol entre 10h e 16h, período em que há maior emissão de radiação. 
  • Hidratação também é importante para a manutenção de a pele saudável. Beba bastante água, sucos naturais e água de coco. 
  • Evite bebidas alcoólicas em excesso por causarem desidratação. 
  • Não deixe crianças de até 6 meses de idade expostas diretamente ao sol.  
  • Evite contato com limão e outras frutas cítricas durante a exposição ao sol devido ao risco de queimaduras.  
  • Gestantes devem evitar o sol devido ao risco de surgirem manchas escuras no rosto (melasma). 
Dra. Vera Marcia de Freitas
Dermatologista Unimed Uberlândia

Leia também

Cuidar de você, #cuidaréparaavidatoda

Assine a nossa newsletter para receber
materiais exclusivos e gratuitos Unimed!