Blog Unimed Uberlândia

Conteúdos de saúde e bem-estar para você

Sem categoria

Varizes podem ser um risco para gestantes

O período da gestação é muito especial para a mãe e requer atenção aos desconfortos causados pela má circulação sanguínea. Apesar da herança familiar corresponder a cerca de 98% dos casos de varizes na população, estar grávida também contribui para seu aparecimento. Devido as alterações vasculares e o aumento dos vasos sanguíneos, a pele da gestante fica mais sensível, por isso, todo cuidado é fundamental na gravidez.

As alterações hormonais e o ganho de peso são fatores importantes que influenciam o aparecimento de varizes. Durante a gestação, a pele fica mais avermelhada e irritada, aumentando a dilatação dos vasos e, com isso, a sensibilidade. De acordo com o angiologista Dr. Acrísio Pimenta, estar grávida pode piorar varizes pré-existentes e favorecer o surgimento de dor, inflamação e inchaço dos membros inferiores. 

Um passado familiar com histórico de varizes e casos de trombose venosa é preocupante para a saúde da mulher. Em busca de uma gestação tranquila, o acompanhamento com o médico é imprescindível para proporcionar a redução do desconforto da gestante com dores e cansaço.

Atenção ao surgimento de varizes

Varizes não são algo exclusivo a grávidas e podem se desenvolver em qualquer pessoa. Suas principais causas são: sobrepeso, sedentarismo, terapia hormonal e falta de atividade física.

Na gravidez a presença dos hormônios femininos em nível elevado atua sobre as veias e causa dilatação e retenção de líquido deixando as mães em alerta. Ainda, ao fim da gestação, quando a barriga está grande, o útero comprime as principais veias dos membros inferiores e provoca dilatação e inchaço. 

Além disso, trombose é um dos maiores perigos para as grávidas. Esses riscos aumentam de acordo com alguns fatores como em gestações múltiplas, ganho excessivo de peso, repouso prolongado, falta de ingestão de líquidos e histórico familiar positivo para trombose venosa.

Prevenir é a melhor opção

Há algumas formas de prevenção de problemas gerados pela má circulação. Praticar atividade física é muito benéfico para grávidas, desde que seja feito sem exageros. Caminhadas, dança, hidroginástica e pillates, são aliados eficientes para melhorar a circulação e auxiliar a ter um bom parto. Também é comum encontrar grávidas utilizando meias elásticas de compressão que auxiliam a evitar inchaços e dores.

Em busca de prevenir a trombose há medicamentos específicos para grávidas que não causam mal aos bebês. O repouso com elevação das pernas, decúbito lateral esquerdo, andar na água ou pequenas caminhadas poderão trazer alívio e mais saúde nessa fase. 

Dr. Acrísio Pimenta – Angiologista Unimed Uberlândia

Leia também

Cuidar de você, #cuidaréparaavidatoda

Assine a nossa newsletter para receber
materiais exclusivos e gratuitos Unimed!