Blog Unimed Uberlândia

Conteúdos de saúde e bem-estar para você

Dengue

Dengue: entenda o que é a Prova do Laço

A Prova do Laço é um exame rápido com o objetivo classificar pacientes com suspeita de Dengue em grupos de risco. Através desse teste é possível identificar os casos com maior risco de complicações e, assim, nortear a equipe de saúde no acompanhamento. Por meio de um sangramento induzido na pele é definida a possibilidade de que o quadro do paciente evolua para complicações.

De acordo com a Médica da Família, Dra. Érica Maria Ferreira, a Prova do Laço é um exame simples, porém essencial realizado logo na triagem do paciente. “Este exame é feito logo na triagem do paciente, e vai ajudar a definir qual é o paciente de risco para complicação e aquele paciente que está sem nenhum risco de complicação naquele momento”, explica. A equipe de enfermagem ou o médico são os profissionais que realizam o teste logo na chegada do paciente a unidade.

O procedimento consiste numa aferição de pressão arterial com cálculo da média entre a pressão sistólica e diastólica, mantendo o manguito insuflado por cinco minutos em adultos ou 3 minutos em crianças, para que o profissional avalie se surgem petéquias, ou não, no braço do indivíduo. As petéquias são as pequenas manchas de sangue que, se surgirem na pele no momento do teste, podem indicar sinais de sangramento.

Quais são os grupos de risco de pacientes com suspeita de Dengue?

Em casos de pacientes classificados no grupo A o hemograma não é obrigatório. O exame fica à critério médico e a reavaliação é feita no 5º dia da manifestação dos sintomas. “No entanto, quando fazemos a Prova do Laço e identificamos sinais de sangramento na pele do paciente, este passa a ser classificado no grupo B, o que requer outra conduta médica. Nestes casos o hemograma passa a ser obrigatório e deve ser realizado diariamente até em torno do 5º ou 6º dia, e caso esteja alterado pode ser indicada a hospitalização. As reavaliações medicas destes pacientes também devem ser diárias. Por isso a importância da Prova do Laço”, explica a médica. 

Entenda os grupos de classificação de pacientes com suspeita de Dengue 

De acordo com o Ministério da Saúde, pacientes com suspeita de Dengue podem ser classificados em quatro grupos, conforme seu estado clínico: 

GRUPO A 

 

Caso suspeito de dengue 

Ausência de sinais de alarme 

Sem comorbidades, grupo de risco ou condições clínicas especiais. 

GRUPO B 

Caso suspeito de dengue. 

Ausência de sinais de alarme. 

Com sangramento espontâneo de pele ou induzido, pela Prova do Laço. 

Paciente dos grupos de risco: menores de 2 anos, maiores de 60 anos, gestantes e portadores de doença crônica (hipertensão arterial, diabetes, etc.)

GRUPO C 

Caso suspeito de dengue. 

Presença de algum sinal de alarme:

dor abdominal intensa (referida ou à palpação) e contínua;

vômitos persistentes;

acúmulo de líquidos (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico);

hipotensão postural e/ou lipotímia;

hepatomegalia >2 cm abaixo do rebordo costal;

sangramento de mucosa;

letargia e/ou irritabilidade; aumento progressivo do hematócrito. 

GRUPO D 

 

Caso suspeito de dengue. 

Presença de sinais de choque

Sangramento grave

Disfunção grave de órgãos.

Taquicardia. 

Extremidades distais frias. 

Pulso fraco filiforme. 

Enchimento capilar lento (>2 segundos). 

Pressão arterial convergente (<20 mmHg). 

Taquipneia. 

Oligúria (<1,5 mL/kg/h). 

Hipotensão arterial (fase tardia do choque). 

Cianose (fase tardia do choque).

Rede credenciada Unimed Uberlândia 

A rede credenciada à Unimed Uberlândia é composta pelos hospitais Santa Marta, UMC, Mater Dei Santa Genoveva e Mater Dei Santa Clara. Já as unidades da própria Unimed são os Espaços Unimed Mais no Uberlândia Shopping e na Vasconcelos Costa 967, e o Espaço Viver Bem na Av. Cesário Alvim, 3521. As clínicas da Unimed Uberlândia estão equipadas para acolher e prestar atendimento a pacientes com dengue, em estrutura preparada, com recursos modernos e equipe de médicos e enfermeiros capacitados. 

Leia também

Cuidar de você, #cuidaréparaavidatoda

Assine a nossa newsletter para receber
materiais exclusivos e gratuitos Unimed!