Blog Unimed Uberlândia

Conteúdos de saúde e bem-estar para você

Conscientização

Fevereiro Roxo: Alzheimer e saúde mental

A Doença de Alzheimer é um transtorno progressivo que, ao causar problemas de memória, compromete as atividades de vida diária. Segundo a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), há cerca de 1,2 milhão de casos no Brasil, com previsão de crescimento para os próximos anos. Diante disso, a Campanha do Fevereiro Roxo foi criada na busca pela conscientização da prevenção e o diagnóstico desse mal que atinge tantos brasileiros.

Cuidar da saúde mental é essencial no caminho contra o Alzheimer. Como ainda não há uma causa conhecida para esta doença, é muito importante ter atenção aos cuidados psíquicos preventivos. Após o diagnóstico, é essencial o acompanhamento com um profissional dedicado à atenção aos aspectos psicológicos do paciente para promover qualidade de vida.

O que é o Alzheimer?

Imagine que nosso cérebro é como uma biblioteca gigante, cheia de livros. A Doença de Alzheimer é como um livro que começa a se perder. Acontece quando algumas páginas importantes desaparecem e a história da nossa vida fica confusa. No começo, esquecemos nomes ou onde colocamos as chaves, mas com o tempo, a confusão aumenta. É como se o livro da nossa mente estivesse ficando ilegível. Detectar isso cedo ajuda a proteger as páginas restantes. 

À medida que o Alzheimer progride, os sintomas são como capítulos que se tornam mais difíceis de ler. No início, há pequenas confusões, como perder o fio da história. Com o tempo, personagens desaparecem, a trama se complica e o final fica difícil de entender. Os pacientes podem esquecer quem são seus personagens principais ou como se comunicar. Isso afeta profundamente suas vidas e é como se o livro da sua mente estivesse embaralhado. 

Importância do diagnóstico precoce

A idade é como o primeiro capítulo dessa jornada, já que quanto mais envelhecemos, maior é a probabilidade de entrarmos nessa história. Além disso, nossa genética, estilo de vida, histórico familiar e doenças metabólicas, como diabetes, hipertensão arterial e hipercolesterolemia, desempenham papéis importantes, como os personagens que encontramos ao longo do caminho.

O diagnóstico seria como a revelação de um mistério. Quando sabemos o que está acontecendo, podemos usar medicamentos e terapias para tentar manter a história mais clara por mais tempo. É como tentar reescrever as páginas que estão se perdendo e dar à história um final mais feliz.

Tenha um vida longa e saudável

Podemos influenciar o rumo da história com nossas escolhas de estilo de vida. Comer bem, se exercitar e manter nosso coração saudável são como ferramentas que podem tornar nossa aventura mais tranquila e prolongar o livro da vida. 

Exercitar a mente é uma das melhores formas de prevenir a doença de Alzheimer. Alguns minutos montando um quebra-cabeça, jogando palavras cruzadas ou aprendendo um novo idioma, são cruciais no caminho de luta contra a doença.

A Linha Cuidado do Idoso da Unimed Uberlândia foi desenvolvida para promover o bem estar e qualidade de vida nesta jornada Esse acompanhamento especializado é essencial na prevenção de doenças como o Alzheimer, pois visa identificar o necessário e incentivar práticas de melhorias da saúde.

Dr. Bruno Dias Nascimento – Neurologista Unimed Uberlândia

Leia também

Cuidar de você, #cuidaréparaavidatoda

Assine a nossa newsletter para receber
materiais exclusivos e gratuitos Unimed!