Blog Unimed Uberlândia

Conteúdos de saúde e bem-estar para você

Dengue

Estou com suspeita de dengue, o que fazer?

A dengue é uma doença viral e febril transmitida pelo mosquito fêmea do Aedes Aegypti e é considerada um dos principais problemas da saúde pública do mundo. Minas Gerais vive uma explosão de casos de dengue e Uberlândia está em alerta!

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar criadouros, como em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas e piscinas sem manutenção.  Manter a higiene dos locais e evitar a água parada é a melhor forma, por isso é fundamental e essencial a participação consciente e diária de toda população.

Segundo o médico infectologista Dr. Romes Rufino, o vírus da dengue possui quatros sorotipos: DENV -1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4, todos podem causar as diferentes formas da doença. É importante ficar atento aos sinais e sintomas da doença, principalmente aqueles que demonstram agravamento do quadro. Neste caso, é necessário procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados.

Unidades de Atendimento Unimed Uberlândia

As clínicas da Unimed Uberlândia estão preparadas para acolher e prestar atendimento a pacientes com dengue, em estrutura preparada, com recursos modernos e equipe de médicos e enfermeiros capacitados.

Entre em contato conosco no Disque Dengue, para que nossa equipe possa direcionar você ao local mais adequado de acordo com seu diagnóstico. Nosso objetivo é agilizar o atendimento e cuidar de cada paciente com atenção e agilidade, com o intuito de melhorar o direcionamento do paciente conforme a capacidade das unidades.

EVB – Espaço Viver Bem

Av. Cesário Alvim, 3521 – Brasil
Espaço + Unimed
Uberlândia Shopping

Av. Paulo Gracindo, 15 – Morada da Colina
Espaço + Unimed
Martins Trade Center

Av. Vasconcelos Costa, 967 – Martins

Segunda a sexta-feira: 7h às 20h e sábado: 8h às 12h

Atenção! O infectologista Dr. Romes Rufino alerta que a infecção nem sempre apresenta sintomas, pois o indivíduo pode apresentar uma dengue assintomática ou ter um quadro leve. Por isso, gestantes, crianças, idosos acima de 65 anos e portadoras de doenças pré-existentes, como diabéticos, cardiopatas e quem tem pressão alta precisam ter mais cuidado neste período.

Principais diferenças entre dengue e dengue grave

O termo “dengue hemorrágica” não é mais utilizado, pois este sinal de alarme não é o único em caso de complicações. Principalmente no início da doença, os sintomas são os mesmos: febre, dor de cabeça intensa, dor atrás dos olhos, dores musculares e articulares, náuseas e vômitos.

Neste momento é essencial iniciar a hidratação e entrar em contato com o Disque Dengue no 0800 715 8112 para iniciar o acompanhamento. Alguns sinais podem evoluir para complicações, entre 3 e 7 dias após os primeiros sintomas. Em casos de sinais de alarme, como dor abdominal intensa, vômitos persistentes, acúmulo de líquidos, hemorragia ou sangramento de mucosas e sonolência, procure o pronto socorro imediatamente.

Diagnóstico de dengue ou dengue grave

Quando surgirem os sintomas, o paciente deve ser avaliado por um profissional de saúde e receber o diagnóstico correto. Porém, é preciso ficar atento ao aparecimento dos sinais de alarme e, se necessário, retornar a unidade para nova avaliação.

É importante lembrar que a dengue é uma doença que não possui um tratamento específico, ou seja, os medicamentos são utilizados apenas para diminuir os sintomas. O recomendado é que o paciente faça repouso e tome bastante líquido, pois a automedicação é sempre perigosa, visto que há medicamentos como ácido acetilsalicílico e anti-inflamatórios que provocam sérios riscos de sangramento e agravamento da doença e, até mesmo, podem levar à morte.

A dengue provoca uma resposta inflamatória no organismo que pode levar a saída de líquidos de dentro dos vasos sanguíneos e provocar desidratação, pressão arterial baixa e choque, a depender da intensidade da doença apresentada pelo indivíduo. Portanto, a hidratação é altamente recomendada para pacientes com suspeita de dengue com a finalidade de prevenir o surgimento de desidratação e ajudar na recuperação.

Atenção aos grupos de risco

Idosos, gestantes e bebês, portadores de doença crônica como hipertensão, diabetes, obesidade são propensas a uma evolução e agravamento do quadro de dengue. Além disso, pessoas com tendência a inflamações acentuadas podem ter maiores riscos de desenvolver as formas graves.

Rede credenciada à Unimed Uberlândia

Trabalhamos em conjunto com os hospitais Santa Marta, UMC, Mater Dei Santa Clara e Mater Dei Santa Genoveva. Nosso maior objetivo é criar uma sinergia de responsabilidades entre o plano de saúde, os hospitais e as clínicas credenciadas. A população atendida pela Unimed Uberlândia na cidade é de cerca de 140 mil pessoas. “Portanto, para melhorar a gestão das unidades de saúde, uma equipe de enfermagem fará o primeiro atendimento por telefone e, conforme o caso, indicará o ponto de atendimento mais adequado no momento” explica o diretor de serviços próprios da cooperativa, Dr. Fábio Gazelato. “Não queremos que o paciente chegue à unidade de saúde e o local esteja lotado”.

O Disque Dengue é nosso canal direto por meio do número 0800 715 8112. Quando o paciente entrar em contato conosco, será indicado o melhor local para atendimento de acordo com a gestão da rede prestadora, seja ela em um pronto-socorro ou uma clínica da própria Unimed Uberlândia. Uma equipe de saúde fará o acompanhamento permanente de capacidade da rede para ajudar na indicação do serviço com menor sobrecarga no momento, para dar sequência no atendimento de maneira mais rápida.

Para mais informações, baixe o e-book:

Leia também

Cuidar de você, #cuidaréparaavidatoda

Assine a nossa newsletter para receber
materiais exclusivos e gratuitos Unimed!