Governança


Governança Corporativa

Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, Conselho de Administração, Diretoria e órgãos de controle. As boas práticas de Governança Corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para sua longevidade. (IBGC, Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa – 4ª Edição).

Na Unimed Uberlândia adotamos boas práticas em governança corporativa e nos comprometemos com os princípios básicos de transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa, suportadas pela utilização de ferramentas de monitoramento que alinham o comportamento dos administradores ao interesse dos sócios, dos clientes e da sociedade.

Veja como a estrutura organizacional da Governança Corporativa da Unimed Uberlândia é composta:


A estrutura de Governança no que tange a Assembleia, Conselhos, Comitês e Órgãos de Controle é responsável pelo direcionamento, expectativas e metas, bem como as aprovações e decisões e consequentemente o alinhamento e a comunicação para as partes interessadas.

 

 

Assembleia Geral

A Assembleia é a instância composta por todos os médicos Cooperados. É a partir dela que há a aclamação dos agentes de governança. Na Assembleia é realizada a aprovação de demonstrações contábeis, planos de trabalho programados pelo Conselho de Administração, eleições para chapa Conselho Fiscal ou eleição para o Conselho de Administração, dentre outros.

Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal é órgão independente da administração, composto de 3 (três) membros efetivos e igual número de suplentes, eleitos em Assembleia Geral para supervisionar as atividades da administração, com objetivo de fiscalizar a gestão, as operações financeiras e a prestação de contas, aconselhando a aprovação ou não aprovação pela Assembleia Geral.

 

Auditoria Independente

Tem o papel de revisar as informações contábeis trimestrais, realizar a auditoria das demonstrações contábeis e auditoria dos controles internos. O resultado dos trabalhos é reportado ao Conselho Fiscal e ao Conselho de Administração da Unimed Uberlândia.

 

visão missão e valores da empresa